Últimas inscrições para a 3a. Turma!
Quer ter os mesmos resultados dos grandes arbitralistas do Brasil? INSCREVA-SE!
R$ 797
10x de R$ 69,70
sem juros
Poucos profissionais são altamente qualificados e possuem conhecimento sobre este meio alternativo de solução de controvérsias.
Atualize-se nesta área específica do direito, altamente rentável e ainda pouco explorada.
Você trabalha na área jurídica mas ainda não conseguiu identificar a diferença entre Arbitragem e Mediação?
Deseja compreender de vez como funciona um processo arbitral e descobrir quais atributos são essenciais para atuar na área?
Você já tentou pesquisar cursos e materiais que abordam a Arbitragem, mas nunca encontrou fontes atualizadas e que realmente fossem confiáveis?
O Direito possui muitas áreas específicas e conhecer cada uma delas de maneira detalhada é uma tarefa praticamente impossível.
Por isso, a forma mais adequada de se tornar expert em um assunto é investindo em atualização. Apesar de ser uma área pouco explorada, os advogados que dão a devida importância à Arbitragem aprendem a solucionar conflitos através de um método célere e especializado, podendo oferecer aos seus clientes confidencialidade e certeza na solução dos mais complexos problemas.
Se você não tem tempo para se deslocar a um
grande centro ou muito dinheiro para investir em
um Curso de Arbitragem, nós temos a solução!
O IDC - Instituto de Direito Contemporâneo - reuniu os melhores Professores da área para ministrar o mais completo Curso de Arbitragem do Brasil. E o melhor: online e com ótimo custo-benefício para o seu bolso!
Com este Curso online completo, você terá uma ampla visão da matéria, compreendendo tudo o que diz respeito à arbitragem, e estará preparado para iniciar ou melhorar a sua atuação em procedimentos arbitrais pelas diversas câmaras do Brasil e do Exterior. Tudo isso sem sair do conforto da sua casa, estudando a qualquer hora do dia ou da noite e por um valor extremamente acessível.
O Curso completo de Arbitragem do IDC conta com mais de 40 dos maiores nomes da arbitragem, do direito processual civil e do direito civil do país, dentre eles os autores do Anteprojeto da Lei de Arbitragem.
Esses profissionais irão compartilhar com você todo o conhecimento que adquiriram em anos de estudo e prática jurídica.
Ada Pellegrini Grinover
Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (1958) e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (1970). Professora titular de direito processual penal da Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Mestrado e Doutorado da USP e do Curso de Mestrado da FDV. Coordenadora dos Cursos Pós-graduação - lato sensu - da Rede LFG (cursos pela TV online e pela Internet). Diretora dos Cursos de Extensão da Escola Paulista de Direito. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Vice-Presidente da International Association of Procedural Law e do Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal. Doutora Honoris Causa pela Universidade de Milão, Itália. Agraciada com o prêmio da Fundação Redenti (Bolonha, Itália) em 2007. Titular do escritório - Escritório de Advocacia APG Empreendimentos Jurídicos. 2008: homenagem da USP por ter defendido a primeira tese oficial de doutorado na Faculdade de Direito. 1988: Prêmio Woman of the year for Brazil do American Biographical Institute.
Ada Pellegrini Grinover (in memoriam)
Adriana Noemi Pucci
Formada em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé, República Argentina (1987); com Mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (1996), e Doutorado em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo (2003). É Advogada em São Paulo. Revalidou seu diploma em 1993. Membro da Lista de Árbitros de diversas entidades: ICDR (International Centre for Dispute Resolution); CIETAC (China International Economic and Trade Arbitration Comission; CCBC (Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá); Câmara de Arbitragem e Medição da FIESP/CIESP; CAM/BOVESPA (Câmara de Arbitragem do Mercado); ARBITAC, entre outras. Defendeu interesses de clientes e, também, atuou como árbitro em arbitragens envolvendo uma série de industrias e temas, tais como energia, hoteleira, educação, engenharia e construção, incorporação imobiliária, franchising, societário, serviços portuários, joint ventures, contratos de compra e venda internacional de mercadorias, prestação de serviços, locação, entre outros.
Adriana Noemi Pucci
Alexandre Viola
Possui graduação em Direito pela PUC-RS, especialização em Direito e Economia (Law and Economics) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Mestrado Europeu em Direito e Economia (LL.M) pelas Universidades: Università di Bologna (Itália); Universität Hamburg (Alemanha); e Erasmus Universiteit Rotterdam (Holanda), tendo sido financiado neste por uma das Bolsas Erasmus Mundus da Comissão Européia. Tem experiência como advogado empresarial. Tem focado os estudos acadêmicos principalmente em Law and Economics, especialmente nas áreas de mercado de capitais e direito concorrencial.
Alexandre Viola
Ana Carolina Beneti
Advogada e atua como árbitra em arbitragens internacionais e nacionais, casos ADR e contencioso relacionado à arbitragem em diversas áreas de direito civil e comercial, com foco em construção, contratos e direito administrativo. Sócia de Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados. Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), ela tem o LL.M. pela London School of Economics and Political Science - LSE (Universidade de Londres), turma de 2001/2002, com especialização em arbitragem internacional e processo civil (premiada com bolsa de estudos do The British Council). Ana Carolina é autora de vários artigo publicados em revistas nacionais e internacionais sobre Arbitragem e CISG e foi Coordenadora do Boletim de Arbitragem de Pinheiro Neto Advogados de 2007 a 2014 e realizou pesquisas ("guest") no Max-Planck-Institut fur ausländisches und internationales Privatrecht em Hamburgo, Alemanha (2013 e 2014). Ela é Suplente de Diretor de Arbitragem da Câmara de Comercio Brasil-Canadá; Ex-Coordenadora do Estado de São Paulo do Comitê Brasileiro de Arbitragem - CBAr, ex-Presidente e ex-Vice presidente do Comitê de Assuntos Jurídicos e Fiscais da Câmara Britânica de São Paulo. Participa como membro: ICCA - International Council for Commercial Arbitration; Arbitral/Woman; ILA - International Law Association;Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/SP, Comitê de Jovens Arbitralistas do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, entre outros. Ela foi membro do ICC Task Force for comments on the New York Convention (2008). Ana é indicada como Leaders in Their Field em Arbitragem no Chambers Global e Chambers Latin America, do Chambers & Partners.
Ana Carolina Beneti
Ana Marcato
Advogada. Sócia de Marcato Advogados. Educação Executiva em Mediação de Disputas no Programa de Negociação da Harvard University (2013). Especialista em Arbitragem pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2012). Mestre em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2006). Graduada na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002). Membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr). Membro da International Chamber of Commerce Young Arbitrator Forum (ICC YAF) e da Young ICCA International Council for Commercial Arbitration. Vice-Presidente da Comissão de Direito Processual Civil da Subseção de Pinheiros, para o exercício de 2016/2018. Membro da Diretoria do Centro de Estudos Avançados de Processo Ceapro, no período de 2013 a 2018. Membro da Lista de Árbitros da Arbitranet, CAESP e Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Comissão das Sociedades de Advogados - OABSP. Autora de “O Princípio do Duplo Grau de Jurisdição e a Reforma do Código de Processo Civil”, Editora Atlas, 2006, além de diversos artigos em obras coletivas.
Ana Marcato
André de Albuquerque Cavalcanti Abbud
André de Albuquerque Cavalcanti Abbud é doutor em direito pela Universidade de São Paulo (2013), mestre em direito pela Harvard Law School (EUA-2008) e pela Universidade de São Paulo (2007), onde também se graduou (2002). É professor do programa de pós-graduação lato sensu da Direito GV e da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP). É vice-presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr), membro do Sub-Comitê de Regras e Diretrizes e do Comitê Diretor do IBAArb40 (IBA). Foi assessor jurídico do Ministro Cezar Peluso, no Supremo Tribunal Federal. Tem experiência na área de resolução de disputas, com ênfase em arbitragem internacional (comercial e de investimentos), negociação e mediação, e na área de direito público, com ênfase em direito processual civil e direito constitucional. Publicou os livros Soft law e produção de provas na arbitragem internacional (2014), Homologação de sentenças arbitrais estrangeiras (2008) e Execução específica dos acordos de acionistas (2006), além de vários artigos em revistas jurídicas especializadas.
André de A. Cavalcanti Abbud
André Luis Monteiro
Doutorando em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com período sanduíche na University of Oxford (Commercial Law Centre - Harris Manchester College). Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Especialista em Arbitragem pela GVLaw - SP (2009). Pós-Graduado em Direito Empresarial, com especialização em Processo Civil, pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2008). Especialista em Direito Societário e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2008). Especialista em Direito Econômico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Especialista em Mediação e Arbitragem pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2008). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Advogado e professor. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, Arbitragem, Direito Comercial, Direito Civil e Direito Internacional Privado.
André Luis Monteiro
André Vasconcelos Roque
Andre Vasconcelos Roque é doutor (2014) e mestre (2008) em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor adjunto em Direito Processual Civil na FND-UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e advogado no escritório Gustavo Tepedino Advogados, com atuação preponderante na área do contencioso cível, empresarial e arbitral. Professor convidado em diversos cursos de pós-graduação lato sensu (EPD, EMERJ, FDV, etc.). Membro da Association of the Bar of the City of New York desde 2006, membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) desde 2008, membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) desde 2012, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) desde 2012, membro do Centro de Estudos Avançados de Processo (CEAPRO) desde 2014, membro do Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal desde 2014 e do Instituto Panamericano de Derecho Procesal desde 2015.
André Vasconcelos Roque
Arnoldo Wald
Atuou, nos últimos 60 anos, como advogado em contencioso judicial e arbitral de alta complexidade e como parecerista em numerosos casos envolvendo direito societário, bancário, administrativo e constitucional. Nos últimos 30 anos, foi árbitro, advogado, parecerista e perito legal (legal expert) em grande número de arbitragens domésticas e internacionais (CCI, AAA/ICDR, UNCITRAL, CCBC, CMA, CBMA, CAMARB, FGV, CAM BMF&Bovespa e ad hoc). Membro da Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional. Vice-Presidente do Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional. Presidente da Comissão de Arbitragem do Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional. Presidente do Grupo Brasileiro da Association Henri Capitant. Membro da Academie Internationale de Droit Compare. Membro da Société de Législation Comparée. Coordenador da Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais e da Revista de Arbitragem e Mediação, ambas publicadas pela Editora Revista dos Tribunais.
Arnoldo Wald
Bruno Guandalini
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2007) e mestrado em Master II - Recherche - Université de Paris II (Panthéon-Assas) (2010) e LLM pela Georgetown University (2013). Atualmente é professor assistente licenciado da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Arbitragem e direito internacional.
Bruno Guandalini
Cândido Rangel Dinamarco
Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1960) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1970). Atualmente é professor titular do curso de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: processo civil, direito processual, coisa julgada, processo de execução e instrumentalidade do processo.
Cândido Rangel Dinamarco
Carlos Alberto Carmona
Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo e Sócio Diretor do escritório Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil.
Carlos Alberto Carmona
Carlos Eduardo Stefen Elias
Carlos Eduardo Stefen Elias é doutor em direito pela Universidade de São Paulo, onde obteve o título de mestre em direito (2009) e de bacharel (2000). É membro da Comissão de Arbitragem e ADR da Câmara de Comércio Internacional (CCI), da Comissão de Assuntos Legislativos do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr), do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e do Centro de Estudos Avançado de Processo (CEAPRO). Possui experiência como árbitro e como advogado em litígios arbitrais e judiciais.
Carlos Eduardo Stefen Elias
Carlos Forbes
Mestre em Direito Processual Civil, em 1994 e Pós-Graduado em Direito Processual Civil, em 1991 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Direito, em 1988 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (Secções: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais). Presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá - CAM-CCBC. Membro do Conselho Executivo e ex-Vice-Presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr. Membro do International Council for Commercial Arbitration – ICCA. Membro do International Bar Association – IBA. Membro da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP. Membro do Conselho e ex-presidente do Movimento de Defesa da Advocacia. Ex-Membro do Conselho de Administração de algumas das mais importantes Companhias de Telecomunicações e de Energia no Brasil.
Carlos Forbes
Cesar Guimarães Pereira
É graduado em Direito pela UFPR (1992), Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP (1998) e Doutor em Direito Administrativo pela PUC/SP (2005). Foi visiting scholar na área de Arbitragem Internacional da Columbia University, sob a supervisão do Professor George Bermann (2013-2014). Foi visiting scholar na área de Compras Governamentais Internacionais da European University Institute (2016). Foi visiting scholar na área de Licitações Internacionais da University of Nottingham (2016). Publicou "Elisão Tributária e Função Administrativa" (Dialética, 2001) e "Usuários de Serviços Públicos" (Saraiva, 2ª ed., 2008), além de diversos estudos e artigos nas áreas de Direito Público, Direito Comercial e Arbitragem. Coordenou e foi um dos autores das obras coletivas "Arbitragem e Poder Público" (Saraiva, 2010), "Regime Diferenciado de Contratações - RDC" (Fórum, 3ª ed., 2014), "Infrastructure Law of Brazil" (Fórum, 3ª ed., 2012), "Direito Portuário Brasileiro. Lei 12.815. Porto Organizado. Poligonal. Arrendamento e Autorização. Arbitragem" (Marcial Pons, 2015), "Brazil Infrastructure Law" (Eleven International Publishing, 2016) e "CISG and Latin America (Eleven International Publishing, 2016). Recentemente coordenou a edição brasileira do livro "Comentários à Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias" de Schlechtriem & Schwenzer (Thomson Reuters). Foi professor de Direito Administrativo nas Faculdades Integradas Curitiba entre 2002 e 2006. É course leader (instrutor) da SiLS - Swiss International Law School, da Basileia (Suíça), e professor no Instituto de Direito Romeu Bacellar (Curitiba). É Fellow do Chartered Institute of Arbitrators (FCIArb) e presidente da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - CAMFIEP, cujos conselhos diretor e consultivo integra desde 2005. É árbitro das listas referenciais da CAMFIEP (Curitiba), da ARBITAC (Curitiba), da CAMARB (Belo Horizonte), do CAC (Lisboa), do ICDR (Nova Iorque), HKIAC (Hong Kong) e da CAMEDIARB (Itajaí). É subcoordenador para Licitações e Contratos Administrativos da Revista de Direito Administrativo Contemporâneo (ReDAC), RT Thomson Reuters. É sócio da Justen, Pereira, Oliveira e Talamini (Curitiba, São Paulo e Brasília), onde atua como advogado desde 1992. Sua atuação profissional está focada em contratos administrativos, licitações, PPPs, projetos de infraestrutura, setores regulados, direito comercial nacional e internacional e arbitragem.
Cesar Guimarães Pereira
Daniel Fábio Jacob Nogueira
Advogado. Sócio fundador do escritório Jacob & Nogueira Advogados. Graduado em Direito pela Universidade do Amazonas em 1998. Mestrado pela Universidade do Texas em Austin, em 2000, com foco em Direito de Propriedade Intelectual. Vasta experiência em litígios de alta indagação, atuando nas áreas de Direito Empresarial, Contencioso Cível, Arbitragem, Tributário, Negociação Internacional, Direito Administrativo e Direito Eleitoral. Atuação em procedimentos arbitrais tanto na condição de neutro quanto no papel de advogado. Fluência nativa em inglês e português, conhecimento operacional do ordenamento jurídico norte-americano e ampla experiência com transações internacionais. Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem, do International Bar Association, Diretor Jurídico da US Chamber of Commerce do Amazonas e Conselheiro Secional da OAB/AM, eleito para o triênio 2013/2016. Professor da Escola da Magistratura do Amazonas. Primeiro advogado da história a receber a Medalha do Mérito Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Menção Honrosa na Sessão de 2013 da Academia Internacional de Direito Arbitral (Paris). Vice-Presidente da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB. FCIArb - Fellow of the Chartered Institute of Arbitrators.
Daniel Jacob Nogueira
Debora Visconte
Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). LL.M. pela London School of Economics and Political Science (2000). Mestrado em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2009). Doutoranda em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2014).
Debora Visconte
Diogo Albaneze Gomes Ribeiro
Mestre e especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Advogado com experiência em Direito Público e Empresarial, com ênfase em licitações, contratos administrativos, modelagem de concessões (comuns e parcerias público-privadas), setores regulados, processos administrativos (perante órgãos públicos e Tribunais de Contas), judiciais e arbitrais.
Diogo Albaneze G. Ribeiro
Eduardo Silva da Silva
Eduardo Silva da Silva tem experiência em arbitragens do setor da indústria, da energia e da construção civil. É Doutor em Direito Privado e Processual, além de Mestre em Direito dos Negócios pela UFRGS, professor universitário e parecerista. Secretário-Geral da Câmara de Arbitragem da OAB do Rio Grande do Sul e Diretor na Câmara de Arbitragem da Federasul. Membro da lista de árbitros da Câmara de Arbitragem da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS/CAMERS), da Câmara de Arbitragem da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e da Câmara de Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira (SRB). É órgão de decisão do CCRD do Centro de Arbitragem da Câmara Brasil-Canadá (CAM/CCBC). Integra o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), o Instituto de Estudos Culturalistas e o Instituto de Direito Privado (IDP). É membro convidado da Comissão Especial de Arbitragem da OAB RS, da Comissão de Arbitragem do Comitê Brasileiro da International Chamber of Commerce (ICC), do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAR) e do Núcleo de Estudos Guido Fernando Silva Soares, do Centro de Arbitragem da Câmara Brasil-Canadá. Fundou e coordenou o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Arbitragem da Uniritter, criado em 2003, tendo dirigido importantes simpósios sobre temas de Direito Empresarial. Professor universitário, exerceu a docência na Uniritter Laureate International Universities, na Escola Superior da Magistratura, na Escola Superior do Ministério Público e nos cursos de Pós Graduação em Processo Civil, Direito Empresarial e Direito Civil da UFRGS. Contato: eduardo.silva@terra.com.br ou https://br.linkedin.com/in/eduardosilvadasilva.
Eduardo Silva
Eduardo Talamini
Livre-docente em direito processual na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP. Mestre e Doutor em direito processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor adjunto de direito processual civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Advogado, sócio da Justen, Pereira, Oliveira e Talamini - Sociedade de Advogados. Coordenador do curso de pós-graduação em direito processual civil do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Vice-presidente da Câmara de Arbitragem da Federação das Indústrias do Paraná - CAIEP. Autor dos livros Tutela monitória, Tutela relativa aos deveres de fazer e de não fazer, Curso avançado de processo civil, Coisa julgada e sua revisão, Direito processual concretizado, Parcerias Público-Privadas: um enfoque multidisciplinar (coord.) e Arbitragem e Poder Público (coord.), bem como de diversos artigos sobre direito processual, constitucional e arbitragem.
Eduardo Talamini
Fábio Nusdeo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1954), graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1961) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1972). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Política Econômica, Direito Econômico.
Fábio Nusdeo
Felipe Moraes
Advogado e secretário geral da Câmara de Arbitragem Empresarial – Brasil (Camarb). Mestre em Direito Privado e especialista em Direito Público. Professor da Pós-Graduação e do LLM do IBMEC. Treinado em Mediação Empresarial (Business Mediation) pelo CPR Conflict Prevention and Resolution - NY.
Felipe Moraes
Fernando Marcondes
Advogado desde 1988, atua especificamente nos ramos da construção civil e arbitragem. Especialização em Direito Civil pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (1996) e mestrando na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Diversos cursos e ampla experiência em arbitragem, com destaque para assuntos envolvendo Direito da Construção e Infraestrutura, atuando como advogado e como árbitro. Fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Construção.
Fernando Marcondes
Flávia Bittar
Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, especializada em Direito Arbitral pela Università degli Studi di Milano (Milão, Itália), pós-graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Sócia de Grebler Advogados com escritórios em Belo Horizonte e São Paulo. Atuação como advogada e consultora jurídica na Area do Direito Empresarial, com enfase em Arbitragem, Direito Internacional, Propriedade Intelectual, Imigração e Contratos. Professora de Direito Arbitral da Faculdade Novos Horizontes (Belo Horizonte - MG) Membro do Conselho Deliberativo e ex-secretária geral da CAMARB Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem. Vice-Presidente regional do CONIMA - Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem Realização de palestras e workshops em seminários e congressos nacionais e internacionais Realização e coordenação de cursos de Arbitragem Professora de Direito Arbitral Organização de congressos na área jurídica de âmbito nacional e internacional.
Flávia Bittar
Francisco José Cahali
Advogado e Consultor Jurídico em São Paulo e Brasília, atuante especialmente em questões envolvendo Arbitragem, Direito de Família e Sucessões e Direito Civil em geral. Mestre e Doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP, em que leciona na graduação e no programa de pós-graduação em Arbitragem e em Direito de Família e Sucessões. Professor convidado da Universidade de Salamanca - USAL, para período de investigação como pós-doutorado em Arbitragem. Professor e palestrante convidado em diversas universidades brasileiras e institutos nacionais, como Associação dos Advogados de São Paulo, Escola Paulista da Magistratura, Escola Superior da Advocacia - ESA e Escola do Ministério Público. Membro fundador do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, e coordenador do Conselho Consultivo da Diretoria Nacional desta entidade. Membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-SP, do Conselho de ética do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem - CONIMA, do CAESP do Conselho Editorial Nacional da Revista de Arbitragem publicada pela Editora RT, coordenada pelo Prof. Arnoldo Wald. Líder do Grupo de Pesquisa em Arbitragem junto à PUC-SP.
Francisco José Cahali
Francisco Maia Neto
Graduado em Engenharia Civil e Direito pela UFMG; Pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, onde é professor convidado; Membro da lista de árbitros de câmaras arbitrais em MG, SP, RJ, PR e DF; Autor de livros sobre avaliação, perícia, mediação, arbitragem, construção e mercado imobiliário; Presidente do IBAPE/MG (1988/1992) e do IBAPE Nacional (2003); Integrante das Comissões de Juristas do Senado Federal e do Ministério da Justiça para elaboração da Lei de Mediação e reforma da Lei de Arbitragem (2013); Vice- Presidente do CREA/MG (1992/1993); Conselheiro da OAB/MG (2010/2015); Presidente da Comissão de Direito da Construção (2011/2015) e da Comissão de Arbitragem da OAB/MG (2016/2018); Membro da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico (2013/2015) e Secretário-Geral da Comissão Especial de Arbitragem da OAB Nacional (2016/2019); Vice-Presidente Jurídico da CMI-SECOVI/MG (2012/2018).
Francisco Maia Neto
Geraldo Fonseca
Doutorando, Mestre e Especialista em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Professor de Teoria Geral do Processo e Direito Processual Civil na Graduação da PUC-Campinas. Professor convidado na pós-graduação em Direito Processual Civil do Damásio, da Faculdade de Direito de Sorocaba e da PUC-Rio. Professor dos cursos da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da Escola Superior da Advocacia da OAB dos Estados de SP, SC, MS e MT. Membro efetivo do Instituto Panamericano de Derecho Procesal (IPDP), da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro), do Centro de Estudos Avançados em Processo (CEAPRO) e do Instituto de Desenvolvimento de Estudos Aplicados (IDEAJUS). Advogado.
Geraldo Fonseca
Joaquim Paiva Muniz
Formado em 1996 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Mestre em Direito pela University of Chicago em 1999. Associou-se ao escritório Trench, Rossi, Watanabe em 1999 e se tornou sócio em 2006. Diretor do Curso de Pós-Graduação em Arbitragem da ESA (Escola Superior de Advocacia) do Rio de Janeiro. Professor de Arbitragem e Direito Econômico e Regulatório da FGV e de Direito Empresarial em cursos de pós-graduação da UERJ. Ex-professor de Direito Empresarial e Direito da Concorrência da PUC-RJ e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - 2013 IBMEC. Membro do conselho seccional da OAB/RJ. Presidente desde 2010 e coordenador da Comissão de Arbitragem da OAB/RJ entre 2003 e 2008. Membro da Comissão de Arbitragem do Conselho Federal da OAB. Coordenador da Comissão das Sociedades de Advogados da OAB/RJ (2004-2012). Coordenador da Comissão de Seguros da OAB/RJ (2004). Secretário Geral da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB/RJ (2004-2006). Presidente da 2ª Turma da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB/RJ (2007-2009). Sócio-fundador do Comitê Brasileiro de Arbitragem - CBAR. Membro da Comissão de Arbitragem do Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional - CCI. Integrou o conselho editorial da "Revista de Direito Empresarial do IBMEC" (2003) e do "Suplemento de Direito Empresarial da OAB/RJ" (2006). Membro da força-tarefa da CCI em fusões e aquisições para elaboração de contratos padrão. Diretor do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), maior centro de arbitragem do Rio de Janeiro. Membro do Chartered Institute of Arbitrators (CIARB).
Joaquim Paiva Muniz
Judith Martins-Costa
Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), Doutora (1997) e Livre Docente (2003) em Direito pela Universidade de São Paulo. Professora de Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992 - 2010). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vice-presidente do Instituto de Estudos Culturalistas (IEC). Membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Advogada, Árbitra e Parecerista.
Judith Martins-Costa
Leandro Rigueira Rennó Lima
Mediador Avançado certificado pelo ICFML. Mediador Judicial cadastrado no TJMG. Árbitro. Consultor em mediação e arbitragem. Vice-Presidente de Mediação da Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil - CAMARB. Professor de Mediação e Direito Empresarial da PUC Minas. Coordenador dos cursos de Mediação e Direito de Empresa do IEC/PUC Minas. Doutor em Direito pela Université de Versailles - França. Mestre em Direito pela PUC Minas. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Coordenador do NEE - Núcleo de Estudos Empresariais da PUC Minas (GEArb - Grupo de Estudos em Arbitragem; GEMedE - Grupo de Estudos em Mediação Empresarial; GEDE - Grupo de Estudos em Direito Empresarial). Coordenador Geral do Congresso Brasileiro de Arbitragem e Mediação Empresarial.
Leandro Rennó
Leonardo Ribeiro
Doutor e Mestre em direito processual civil pela PUC-SP. Especialista, com curso de pós-graduação lato sensu, em Direito Processual Civil e em Direito dos Contratos pelo CEU/IICS. Professor do curso de Pós Graduação lato sensu em direito processual civil do COGEAE - PUC/SP. Professor convidado no curso de pós graduação "lato sensu" em processo civil da PUC-RJ, da ESA/OAB-SP (Escola Superior de Advocacia da OAB/SP) e da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/MS. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP, do Centro de Estudos Avançados de Processo - CEAPRO e Membro Honorário do Instituto Paranaense de Direito Processual. Advogado em São Paulo. Consultor externo da Revista Eletrônica de Direito Processual da UERJ. Autor de inúmeras obras e trabalhos publicados, dentre os quais se destacam: Tutela Provisória (ed. Revista dos Tribunais), Primeiros Comentários ao Novo Código de Processo Civil (ed. Revista dos Tribunais, em coautoria), Temas Essenciais do Novo CPC (ed. Revista dos Tribunais, em coautoria), Execução provisória no processo Civil (Editora Método).
Leonardo Ribeiro
Luiz Francisco Avolio
Mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo – USP, pela defesa da tese Provas Ilícitas (1994). Pós-Graduado em Direito Penal Econômico e europeu pela Universidade de Coimbra (2004). Graduado pela Faculdade de Direito da USP (Turma de 1980). Procurador do Estado de São Paulo, em exercício na Consultoria Jurídica da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP. Advogado em São Paulo.
Luiz Francisco Avolio
Ricardo Ramalho Almeida
Ao longo de 22 anos como membro de Lobo & Ibeas e desde 1998 como sócio, atuei nas mais diversas áreas da advocacia empresarial, tais como contratos nacionais e internacionais, negociações empresariais de diversos tipos e em variados setores econômicos, operações imobiliárias de shopping centers, contencioso estratégico de alta complexidade e valores elevados, arbitragem comercial nacional e internacional. Mais recentemente, minha prática tem-se concentrado na área de arbitragem comercial. Tenho experiência como orador perante diversos tipos de audiências, incluindo palestras e moderação em seminários e congressos, debates, mesas redondas, grupos de estudos (por exemplo, na OAB, CESA e CBAr, entre outros) e aulas avulsas em cursos de pós (ex.: IBMEC, IBEF) e graduação (auxiliar na disciplina Integração Regional: União Europeia, em 2003 na FD-USP). Tenho mais de 17 anos de experiência como advogado em arbitragem comercial nacional e internacional, em arbitragens sob diversos regulamentos, envolvendo conflitos entre sócios, litígios securitários, disputas entre investidor e investida, disputas envolvendo contratos de construção, contratos de infraestrutura, contratos de fornecimento internacional, contratos de concessão governamental, entre outros. Em 2017, inicio a atividade de árbitro, a se somar à de advogado. Sou autor do livro Arbitragem Comercial Internacional e Ordem Pública (Ed. Renovar, 2005), organizador de Arbitragem Interna e Internacional: Questões de Doutrina e da Prática (Ed. Renovar, 2003) e autor de cerca de três dezenas de artigos publicados em revistas jurídicas e obras coletivas, especialmente sobre arbitragem e direito internacional público e privado. Membro da ICC Comission of Commercial Law and Practices, do CBAr, do ILA-Brasil, da ASADIP e da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-RJ.
Ricardo Ramalho Almeida
Paulo Macedo Garcia Neto
Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). LL.M. pela Columbia University. Parker School of Foreign and Comparative Law pela Columbia University. Ex-assessor de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ex-assessor de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem - CBAR. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP. Atualmente atua como sócio do escritório L.O. Baptista, Schmidt, Valois, Miranda, Ferreira e Agel.
Paulo Macedo Garcia Neto
Paulo Magalhães Nasser
Sócio do escritório Miguel Neto Advogados, responsável pelas áreas de contencioso cível, arbitragem e recuperação judicial de empresas. Bacharel, Mestre em Direito Civil e Doutorando em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Mestre (LL.M.) em "International Business Law" pela London School of Economics and Political Science - LSE, em Londres, Inglaterra. Extensão em falência e recuperação judicial pela New York University - NYU, Nova York, EUA. Professor em cursos de pós-graduação em direito civil e processual civil. Membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP, do Instituto de Direito Privado - IDP, do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP e do Instituto Panamericano de Derecho Procesal - IPDP.
Paulo Magalhães Nasser
Paulo Osternack Amaral
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2004). Advogado. Especialista em Direito Processual Civil (2005). Doutor em Direito Processual Civil pela USP (2015). Mestre em Direito Processual Civil pela USP (2010). Advogado associado do escritório Justen, Pereira, Oliveira e Talamini - Sociedade de Advogados. Professor de Direito Processual Civil no Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (Curitiba-PR). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e do Comitê Brasileiro de Arbitragem - CBAr. Autor das obras "Provas: atipicidade, liberdade e instrumentalidade" (RT, 2015) e "Arbitragem e Administração Pública" (Fórum, 2012).
Paulo Osternack Amaral
Pedro Batista Martins
Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978). Atualmente é doutorando em Direito pela Universidad San Pablo-CEU (Madrid), sócio do escritório Batista Martins Advogados, Coordenador de cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas - SP (GVLAW), Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Arbitragem e da Revista de Arbitragem e Mediação. Desde a década de 1980, trabalha, estuda e escreve sobre o instituto da arbitragem, sendo co-autor da lei brasileira de arbitragem (Lei nº 9.307/96). Autor de 3 livros sobre arbitragem e de mais de 50 artigos em obras coletivas, revistas especializadas e outras publicações. Proferiu dezenas de palestras e aulas ao longo dos últimos anos sobre questões que envolvem a arbitragem. Orientador de trabalhos jurídicos sobre o tema e coordenador do livro in memoriam do desembargador Claudio Vianna de Lima. Tem atuado como redator e revisor de Regulamentos de Câmaras de Arbitragem no Brasil. Atua como mediador e árbitro, bem como advogado, em arbitragens nacionais e internacionais.
Pedro Batista Martins
Renato Stephan Grion
Graduado em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui especialização em Direito Societário na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Administração em Northwestern University - Kellogg School of Management. Mestre em Direito na Université Paris V – René Descartes. Northwestern UniversityLLM (Master of Laws) – Direito.
Renato Stephan Grion
Rodolfo da Costa Manso Real Amadeo
Possui graduação em Direito (1998), especialização em Direito Ambiental (2002), mestrado em Direito Processual (2005) e doutorado em Direito Processual (2010) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação em Processo Civil da Fundação Getulio Vargas e professor visitante em cursos de graduação, extensão e pós-graduação em Direito Processual Civil e Meios Adequados de Resolução de Conflitos. Foi assistente voluntário do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino no Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2008). É membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAR), do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e do Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia (IBDE). Atua como colaborador no sítio eletrônico de divulgação e inclusão jurídica Para Entender Direito, hospedado pelo jornal Folha de São Paulo (www.direito.folha.com.br). É sócio do escritório Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados (www.lhm.com.br) e membro da lista permanente de árbitros da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná (CAM-FIEP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, Mediação e Arbitragem.
Rodolfo Amadeo
Rodrigo de Oliveira Franco
Mestrado pela Universidade de Genebra & Graduate Institute. Advogado do escritório Arruda Alvim, Aragão, Lins, Sato & Vasconcelos e inscrito nas Ordens dos Advogados do Brasil, Portugal e Florida (consultor em direito estrangeiro). Membro do Global Advisory Board do Centro Internacional de Resolução de Disputas (ICDR Y&I) e da Lista de Árbitros da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (CAMFIEP).
Rodrigo de Oliveira Franco
Selma Ferreira Lemes
Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo- FADUSP (1978), mestrado em Direito Internacional pela FADUSP (2000) e doutorado em Integração da América Latina pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP (2005) com tese sobre Arbitragem na Administração Pública (Brasil e Chile). Integrou a Comissão Relatora da atual Lei Brasileira de Arbitragem (Lei n. 9.307/96). Foi professora e coordenadora do Curso de Arbitragem do GVLAW do DIREITO/FGV (2004-2012). Foi professora de arbitragem da Escola de Direito de São Paulo no curso de graduação por dois anos. Atualmente é professora convidada dos cursos de Pós-Graduação da Direito FGV/RJ. É professora palestrante no Curso de Pós-Graduação de Direito dos Contratos da PUC/COGEAE/SP. Atua como advogada de Selma Lemes Advogados, exclusivamente em consultoria na área de arbitragem nacional e internacional. Integra o corpo de árbitros de instituições Arbitrais no Brasil e no exterior. É autora de livros e artigos sobre arbitragem publicados no Brasil e no exterior. Redatora de Códigos de Ética para árbitros. Elaborou e é revisora de diversos Regulamentos de Arbitragem de Câmaras de Arbitragem no Brasil. Foi a idealizadora em 1995 da Câmara de Mediação e Arbitragem de São Paulo do Centro e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo- CIESP/FIESP e sua Diretora de 1995 a 2002, bem como redatora de seus Atos Constitutivos, Normas de Funcionamento e Regulamentos. Foi membro brasileiro da Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional - CCI (Paris) por seis anos (junho de 2009 a junho de 2015). Integra o Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos - CONJUR da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo- FIESP. Integra o Conselho de Revistas Jurídicas de Arbitragem no Brasil e Espanha. Integra o corpo avaliador de artigos para a Revista de Direito Administrativo da FGV. Em 01 de outubro de 2015 foi laureada com o prêmio outorgado pela Chambers Women In Law Awards - Latin América - Outstanding Contribution to Arbitration, CAM /CCBC/Chambers. www.selmalemes.com.br.
Selma Ferreira Lemes
Ministro Sidnei Beneti (STJ)
Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (1968) e Doutorado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (1994). Professor Titular Aposentado de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - SP (1977-2010). Ministro Aposentado do Superior Tribunal de Justiça - STJ (dez/2007 a ago/2024 - 108.161 votos e decisões monocráticas proferidos). Ex-Juiz e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (jan/1972 a dez/2007). Presidente Honorário e Ex-Presidente da União Internacional de Magistrados (Roma). Pesquisador Visitante do Max-Planck-Institut (Direito Privado Internacional, Hamburgo; Direito da Propriedade Imaterial, Munique; Direito Público Internacional, Heidelberg; Direito Social Internacional, Munique e Direito Penal Internacional, Freiburg-im-Breisgau). Árbitro do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Integrou as Comissões de Reforma do CPC e do CPP, sob a presidência do Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Portarias do Ministro da Justiça Nºs. 145/92 e 61/200, presidiu a Comissão de Juristas do Senado Federal para Reforma da Lei de Execução Penal (Ato do Presidente do Senado Federal Nº 35/2012) e Integrou a Comissão de Ministros do Superior Tribunal de Justiça, presidida pela Ministra Nancy Andrighi para parecer sobre o Projeto de Novo Código de Processo Civil (Portaria do Presidente do STJ/2014. Foi Secretário-Geral da Escola Paulista da Magistratura e Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura - AMB.Consultor e Parecerista. Advogado (OAB-SP nº 353223). Áreas de Direito Privado (Obrigações, Família, Sucessões, Empresarial, Autoral, Propriedade Industrial e Recuperações Judiciais e Falências), Direito Internacional Privado (Reconhecimento de Sentenças Estrangeiras), Direito Processual Civil e Arbitragem.
Min. Sidnei Beneti (STJ)
Teresa Arruda Alvim
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente é professora permanente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e sócia do escritório Arruda Alvim, Aragão, Lins, Sato e Vasconcelos - Advogados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: novo código de processo civil, recurso, processo civil e coisa julgada.
Teresa Arruda Alvim
Thiago Marinho Nunes
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Contencioso, Arbitragem e Modos Alternativos de Resolução de Conflitos - Universite de Paris II (2004) e doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2011). Possui diversos artigos publicados na área de arbitragem interna e internacional. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em direito civil, comercial, bancário, internacional privado, arbitragem interna e internacional.
Thiago Marinho Nunes
Thiago Rodovalho
Professor-Doutor da PUC/Campinas. Professor-Convidado da Pós-Graduação Lato Sensu do Mackenzie/Campinas e da Toledo - Presidente Prudente. Doutor e Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, com estágio pós-doutoral no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht. Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Diretor Adjunto de Assuntos Judiciais do IASP (2016-2018). Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP, do Instituto de Direito Privado - IDP, do Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil - IBDP, e do Centro de Estudos Avançados de Processo - CEAPRO. Membro da Lista de Árbitros da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - CAM-FIEP, da Câmara de Mediação e Arbitragem da Italcam - Camital, da ARBITAC, do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo - CAESP, da Câmara de Mediação e Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira - CARB, da Câmara de Mediação e Arbitragem das Eurocâmaras - CAE, da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial - CBMAE, do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem - CEBRAMAR, e da ARBITRANET. Professor-Visitante da Universidad Autónoma del Perú. Coordenador e Professor de Arbitragem na Escola Superior de Advocacia da OAB/SP. Consultor Jurídico em São Paulo. Autor de diversas publicações no Brasil e no exterior (livros e artigos). LinkedIn: br.linkedin.com/pub/thiago-rodovalho/5/722/535 | Academia: https://puc-campinas.academia.edu/ThiagoRodovalho | Site Pessoal: www.rodovalho.pro.br.
Thiago Rodovalho
Thiago Sombra
Professor de Direito Privado e doutorando na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Advogado. Visiting Scholar na London School of Economics (2015). Mestre em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2010). Pós-Graduado em Direito Privado pela Università degli Studi di Camerino-Itália (2010). Foi Procurador do Estado de São Paulo perante o Supremo Tribunal Federal e assessor de Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Membro da International Association of Privacy Professionals-IAPP, Membro da London Court of International Arbitration-LCIA, Membro associado da Association Henri Capitant des Amis de la Culture Juridique Française, Membro associado do Instituto de Direito Privado-IDP, Membro associado da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC. Desenvolve pesquisas nas áreas de Direitos de Privacidade e Proteção de Dados, Regulação na Internet, Estruturas Contratuais, Formações Familiares Contemporâneas, Democracia e representação. ORCID n. http://orcid.org/0000-0001-6538-7398, Researcher ID D-5702-2015, SSRN papers - http://ssrn.com/author=2414383.
Thiago Sombra
Zulmar Duarte
Advogado. Consultor Jurídico. Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil. Professor da Unisul e de diversos Cursos de Pós-Graduação. Professor Convidado Permanente da Escola Superior da Advocacia - OAB/SC. Delegado para Região Sul da ABDPro (Associação Brasileira de Direito Processual). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), do IAB (Institutos dos Advogados Brasileiros) e do CEAPRO (Centro de Estudos Avançados de Processo). Autor de diversos livros, artigos e pareceres com ênfase em Direito Processo Civil.
Zulmar Duarte
Coordenação Acadêmica
Thiago Rodovalho
Professor-Doutor da PUC|Campinas. Doutor e Mestre em Direito Civil pela PUC/SP, com estágio pós-doutoral no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht. Membro da Lista de Árbitros da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – CAM-FIEP, da Câmara de Mediação e Arbitragem da Italcam – Camital, do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo – CAESP, da Câmara de Mediação e Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira – CARB, da Câmara de Mediação e Arbitragem das Eurocâmaras – CAE, da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial – CBMAE, do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem – CEBRAMAR, e da ARBITRANET. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP, do Instituto de Direito Privado – IDP, do Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil – IBDP, e do Centro de Estudos Avançados de Processo – CEAPRO. Coordenador e Professor de Arbitragem na Escola Superior de Advocacia da OAB/SP. Autor de diversas publicações no Brasil e no exterior (livros e artigos).
Neste Curso, você aprenderá:
Módulo 1
+01 - A importância dos métodos extrajudiciais de solução de conflitos.
Professora: Ada Pellegrini Grinover (in memoriam)
02 - Tribunal Multiportas. Meios alternativos de solução de conflitos (arbitragem, mediação, conciliação etc.). Aspectos históricos. Características e atrativos da arbitragem.
Professor: Thiago Rodovalho
03 - Arbitragem na teoria geral do processo.
Professor: Cândido Rangel Dinamarco
04 - Arbitrabilidade objetiva e arbitrabilidade subjetiva.
Professor: Carlos Alberto Carmona
05 - Tipos de arbitragem (arbitragem de direito x arbitragem por equidade; arbitragem institucional x arbitragem ad hoc; arbitragem doméstica x arbitragem internacional; arbitragem com árbitro único x arbitragem com tribunal arbitral).
Professora: Ana Marcato
06 - Convenção de arbitragem - Parte 01: Cláusula compromissória e compromisso arbitral. Cláusula compromissória cheia e vazia. Cláusula patológica. Cláusulas Escalonadas. Cláusula arbitral e cláusula de eleição de foro.
Professor: Paulo Osternack Amaral
07 - Convenção de arbitragem- Parte 02: Efeitos positivos e negativos da convenção de arbitragem. Princípios da autonomia da cláusula arbitral e da competência-competência.
Professor: Eduardo Talamini
08 - Os “terceiros” na arbitragem. Extensão de cláusula arbitral a terceiro não-signatário e as arbitragens multipartes.
Professor: André Vasconcelos Roque
09 - Árbitro: Quem pode ser árbitro. A questão da lista de árbitros. Como escolher o árbitro. Poderes e Deveres do árbitro.
Professora: Ana Carolina Beneti
10 - Independência e imparcialidade (IBA Guidelines). Impugnação ao árbitro.
Professor: Carlos Eduardo Stefen Elias
11 - Formas de arbitragem: arbitragem expedita e de classe.
Professor: Arnoldo Wald
12 - Procedimento arbitral - Parte 01: Instauração da arbitragem (Fase Pré-Arbitral). Organização da arbitragem (Termo de Arbitragem ou Ata de Missão).
Professor: Thiago Rodovalho
13 - Procedimento arbitral - Parte 02: Desenvolvimento da arbitragem (Fases postulatória, instrutória e decisória). Revelia na Arbitragem. Produção de provas na arbitragem.
Professor: Daniel Fábio Jacob Nogueira
14 - Provas ilícitas na arbitragem.
Professor: Luiz Francisco Torquato Avolio
15 - Possibilidade de escolher a lei aplicável na arbitragem, usos e costumes, e a ordem pública.
Professor: Renato Stephan Grion
16 - Julgamento por equidade na arbitragem.
Professor: Debora Visconte
17 - Medidas cautelares, tutelas de urgência e evidência na Arbitragem e no Poder Judiciário: limites e possibilidades. Cooperação com o Poder Judiciário. A Carta Arbitral.
Professor: Francisco José Cahali
18 - Árbitro de emergência.
Professor: Felipe Moraes
19 - Sentença arbitral, parcial e final.
Professor: Zulmar Duarte
20 - Recurso na arbitragem? Autonomia privada, possibilidades e impossibilidades.
Professor: Fábio Nusdeo
21 - Controle da arbitragem pelo Poder Judiciário. Anulação de sentença arbitral: hipóteses, meios e prazo.
Professora: Teresa Arruda Alvim
22 - Cumprimento e execução da sentença arbitral no NCPC.
Professor: Geraldo Fonseca
23 - Soft law e produção de prova na arbitragem internacional.
Professor: André de Albuquerque Cavalcanti Abbud
24 - Arbitragem internacional, homologação e execução de sentença arbitral estrangeira.
Professor: Ricardo Ramalho Almeida
Módulo 2
+01 - Análise Econômica da Arbitragem
Professor: Bruno Guandalini
02 - Financiamento por terceiros na arbitragem (Third Party Funding).
Professor: Carlos Forbes
03 - Responsabilidade Civil da Câmara e do Árbitro.
Professor: Leandro Rigueira Rennó Lima
04 - Prescrição e Arbitragem.
Professor: Thiago Marinho Nunes
05 - Processos arbitrais relacionados e questões de conexão.
Professor: Paulo Macedo Garcia Neto
06 - Iura novit curia vedação à decisão-surpresa na arbitragem.
Professor: Leonardo Ferres da Silva Ribeiro
07 - Controle de constitucionalidade pelo árbitro. Precedentes e o árbitro.
Professor: Paulo Magalhães Nasser
08 - Fixação do dano na arbitragem.
Professor: Thiago Sombra
09 - Arbitragem e responsabilidade contratual.
Professor: Judith Martins-Costa
10 - Há fraude à execução na arbitragem?
Professor: Rodolfo da Costa Manso Real Amadeo
11 - Arbitragem na recuperação de empresas.
Professor: Rodrigo de Oliveira Franco
12 - Arbitragem comercial no Mercosul.
Professora: Adriana Noemi Pucci
13 - Arbitragem envolvendo entes públicos e contratos administrativos.
Professor: Cesar Guimarães Pereira
14 - Arbitragem e Direito Societário.
Professor: Pedro Batista Martins
15 - Arbitragem e Direito de Família e Sucessões.
Professor: Francisco José Cahali
16 - Arbitragem e Propriedade Intelectual.
Professora: Selma Ferreira Lemes
17 - Arbitragem On-line.
Professor: Alexandre Viola
18 - A Arbitragem no NCPC.
Professor: André Monteiro
19 - Arbitragem e Contratos de Adesão.
Professor: Eduardo Silva da Silva
20 - Arbitragem e Construção Civil.
Professor: Fernando Marcondes
21 - Arbitragem no setor de energia elétrica.
Professor: Diogo Albaneze Gomes Ribeiro
22 - Arbitragem no Direito Desportivo.
Professor: Joaquim Paiva Muniz
23 - A reforma da Lei de Arbitragem.
Professor: Flávia Bittar
24 - A Arbitragem na Jurisprudência do STJ.
Professor: Ministro Sidnei Beneti (STJ)
Além das 48 aulas listadas acima, você receberá os seguintes bônus:
Adquirindo o Curso completo sobre Arbitragem, você terá:
Acesso exclusivo à área de membros com espaço para perguntas;
Aulas objetivas, para que você consiga encaixar o estudo no seu dia-a-dia;
Material de apoio exclusivo por escrito em cada aula;
Todo o suporte necessário durante o processo e após o curso;
Acesso ilimitado ao curso por 6 meses, podendo rever as aulas sempre que necessário.
Acesso a um grupo fechado e exclusivo no Facebook com Professor tutor.
Se você adquirir HOJE, o curso completo sai por:
10x de R$ 69,70
sem juros
Isso mesmo, só R$ R$ 697 em até 10x sem juros
Investindo menos de 700 reais você ficará por dentro de tudo
o que diz respeito a Arbitragem, com os melhores professores da área.
Se dentro de 15 dias você não ficar satisfeito, terá todo o seu dinheiro
de volta, bastando enviar um e-mail para contato@cursodearbitragem.com.br
-
Perguntas frequentes:
Qual é o objetivo do curso?
O Curso tem duplo objetivo, que inclui, num primeiro momento, auxiliar quem nunca teve contato com a arbitragem, apresentando, no módulo 01, os conceitos fundamentais básicos e o procedimento arbitral do começo ao fim. O módulo 02, por sua vez, é voltado para questões polêmicas e áreas específicas do Direito nas quais a arbitragem hoje aparece como alternativa.
Qual é o formato do curso e como é sua metodologia?
O formato é para acompanhamento 100% online, com aulas gravadas, expositivas, com duração média de 45/60 minutos, além de material de apoio por escrito em cada aula.
Qual a carga horária do curso?
A carga horária é de 48 horas-aula, sendo 2 módulos de 24 horas-aulas cada um.
Qual a duração do curso e quando posso iniciá-lo?
Por se tratar de um curso 100% online, pode ser iniciado de imediato. O curso ficará disponível pelo período de 180 dias, contados do primeiro acesso ao Portal do Aluno.
Quem são os professores do curso?
O curso conta com os melhores Professores do país nas áreas da arbitragem, do direito civil e do processo civil, incluindo os que participaram da elaboração do Anteprojeto da Lei de Arbitragem. Também está atualizado com as alterações trazidas pela Lei Federal nº 13.129/2015.
Como posso ter acesso ao material?
O acesso é feito por meio de plataforma terceirizada, podendo ser realizado a partir de 3 dispositivos simultaneamente (ex.: tablet, smartphone e notebook).
Posso guardar o material do curso?
Todos os arquivos de áudio e texto podem ser baixados, exceto as aulas em vídeo. Todo o material, no entanto, ficará disponível ao aluno na plataforma por 180 dias, contados do primeiro acesso ao Portal do Aluno.
Há um limite de acesso às aulas?
Não. As aulas podem ser assistidas quantas vezes forem necessárias.
Como é feita a avaliação do curso? Ele possui certificado?
Não há forma de avaliação. Será emitido certificado ao aluno que atingir pelo menos 75% de participação, após o prazo mínimo de 90 dias a contar da inscrição.
Caso eu não goste do curso, posso cancelar minha inscrição?
O participante tem 15 (quinze) dias para o exercício do direito de arrependimento, podendo solicitar o reembolso integral dentro deste período, bastando encaminhar um e-mail para contato@cursodearbitragem.com.br.
Depoimento:
Cadastre-se e receba 1 e-book grátis sobre Arbitragem
Não enviamos SPAM.
Todos os direitos reservados - Instituto de Direito Contemporâneo
Telefones: (11) 2657-4196 e Whatsapp (11) 9 6393-8184 - E-mail: contato@cursodearbitragem.com.br